Transporte de motores elétricos

Boletim Técnico de Manutenção - Transporte de motores elétricos
O histórico 
Muito se fala sobre o transporte adequado de motores elétricos. Alguns profissionais dizem que o motor elétrico é preparado para trabalhos pesados e em ambiente hostil e, portanto não haveria a necessidade de cuidados especiais durante o transporte. Outros dizem que o transporte deve ser extremamente cuidadoso, pois são componentes de precisão.  Em nossa opinião, como no ditado popular, nem tanto ao céu nem tanto à terra.  
Na maioria dos casos o transporte de motores elétricos não necessita ser extremamente sofisticado, com embalagens e materiais especiais, porém não pode ser transportado de qualquer maneira, que possa ser jogado ou ser transportado solto no meio de transporte.
  
O que realmente importa
O maior problema para o motor elétrico está nos componentes de precisão como, por exemplo, os rolamentos. Os rolamentos que estejam sujeitos a vibrações durante o transporte podem ser severamente danificados e inutilizados, pois a vibração irá gerar o que chamamos de falso brinelamento.

O falso brinelamento ocorre nas áreas de contato entre os elementos rolantes (esferas ou rolos) e as pistas dos rolamentos devido aos movimentos sob vibrações cíclicas. Dependendo da intensidade das vibrações, da condição de lubrificação e da carga, ocorre uma combinação de corrosão e desgaste, formando depressões nas pistas do rolamento.  No transporte do motor elétrico isso pode ser causado quando o eixo é transportado solto e pode movimentar-se livremente.  

Como evitar problemas no transporte 
Antes do transporte o motor deve ser preso em uma base ou pallet e os rolamentos devem ser bloqueados radial e axialmente através da fixação do eixo do motor. Esta precaução deve ser executada a fim de prevenir o movimento entre os elementos rolantes e as pistas dentro do rolamento. Outra precaução é a proteção através da embalagem do motor que pode ser feita através de proteção plástica, a fim de evitar a penetração de impurezas, bem como evitar a penetração de umidade, por exemplo, por conta de uma chuva durante um transporte aberto. 









Fonte: Boletim técnico de manutenção SKF.

Um comentário:

  1. Os cuidados com o transporte destes equipamentos se faz necessário e com cuidados mais eficientes para motores de potencias e carcaças maiores; muito pelo fato citado relacionado a vibrações.

    ResponderExcluir