Gerenciamento pela qualidade total na manutenção industrial

Esta não é uma obra apenas teórica. Também não é baseada na experiência prática. Partiu-se de uma dissertação de mestrado na Universidade de Campinas. No entanto, a própria tese tratou da aplicação prática em uma refinaria de petróleo. Além disso, a experiência do autor foi trazida em todos os capítulos, através da descrição de vivências, desafios e sucessos.

     O leitor poderá, assim, desfrutar de informações importantes, embasadas teoricamente para aplicação prática na Manutenção industrial de sua empresa.

      Alguns dos pontos altos da obra passam pelos aspectos comportamentais, dificilmente explicitados nos livros sobre manutenção - A técnica conhecida como TPM, exposta ao nível de quem verificou sua aplicação e dificuldades em várias empresas no Brasil; coloca o importante conceito de que o maior custo de manutenção é o lucro cessante pela manutenção de má qualidade; introduz importantes conceitos de Qualidade Total, como o tratamento da operação como cliente, com mecanismos adequados.

     Quanto aos indicadores de manutenção, para cada um sugerido, é explicado como e por que se medir traz dados praticamente inéditos em publicações do gênero, informando a cada um dos indicadores quais os valores normais e quais os preconizados para "Unidades de alto desempenho". O ponto mais teórico do livro é também o mais inédito: a aplicação prática de ferramentas estatísticas na Manutenção Industrial. Por fim, fecha a publicação um capítulo sobre "Segurança na Manutenção", uma necessidade cada vez mais premente, trazendo toda a experiência do autor no assunto.

Fonte: Gerenciamento pela qualidade total na manutenção industrial, Luiz Alberto Verri, Qualitymark Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário