Gerenciamento da rotina do dia a dia

Gerenciamento da rotina do trabalho do Dia a Dia do Sr. Vicente Falconi vem conquistando cada vez mais empresas que estão em busca da melhoria continua dos seus processos.
Esta obra mostras as ferramentas da qualidade de uma forma muito interativa e proveitosa, que além de agregar conhecimento tira muitas pessoas da zona de conforto estimulando-as a estudar  e a trabalhar em equipe além de prover grandes debates em busca do crescimento da empresa.
Conforme Falconi este livro utiliza o método cumbuca, onde são formados grupos de 4 a 6 pessoas e todos devem estudar o capítulo para apresentar ao grupo, sendo que somente no dia da reunião será indicada a pessoa que irá explicar o assunto, desta forma todos precisam estudar. Quando um integrante deixa de estudar e é sorteado, ele prejudica todo o grupo pois a reunião deve ser adiada e todos os integrantes estudam novamente o mesmo capítulo por mais 1 semana. Os colaboradores ficam ansiosos para por em discussão os diversos assuntos abordados na leitura, sendo que as vezes o coordenador precisa até controlar a reunião para não perder o foco. Os encontros são um verdadeiro banco de idéias e soluções, que se bem aproveitadas podem ajudar a empresa já desde de o primeiro capitulo.

Sobre o conteúdo da obra
O capítulo 1 da obra do Falconi já inicia fazendo o leitor refletir sobre pré-conceitos da sociedade, “Alguém precisa do resultado do nosso trabalho”. Essa idéia resume qual caminho nossas atitudes e decisões deve seguir, difundir esta idéia no chão de fábrica é um tarefa Ã¡rdua, pois muitos funcionários de uma organização trabalham somente pelo seu salário e nem imaginam o impacto que um produto fora das especificações pode causar na sociedade.

O que é uma empresa?
Todos os dias temos inúmeras necessidades que vão das básicas e vitais para sobrevivência, como alimentar-se, tomar banho, se vestir, ir trabalhar, até as não tão vitais como as horas de lazer. Em todos estes momentos necessitamos de algum produto que foi fabricado por alguma pessoa em algum lugar do mundo, e contamos com que o resultado do trabalho dessa pessoa atenda nossas necessidades naquele momento. Imagine como seria se não houvessem abatedouros? Nem todos conseguiriam comer carne e assim consecutivamente, na fabricação de combustíveis, roupas, carros, etc.
Uma empresa corresponde a uma organização de vários seres humanos que tem o objetivo de fabricar determinado produto para ajudar a sociedade sobreviver.
Sempre que compramos um produto esperamos que ele tenha algumas características básicas pra sua utilização por exemplo “um carro com 4 rodas”, sempre que a empresa fabrica conforme as necessidades dos seus clientes ela agrega valor.
Agregar valor é aumentar o número de características no produto apreciadas pelo cliente, ou seja, incluir um estepe em uma bicicleta de passeio não agregaria valor nenhum ao produto, já incluir um selim ergonômico e macio que traz conforto ao ciclista agrega valor, qual ciclista não gostaria de passear de forma agradável.

Como é conduzido o trabalho dentro de uma Empresa?

Qualquer empresa independente do tamanho tem uma estrutura hierárquica que pode ser mais vertical ou horizontal dependendo da estrutura da empresa, ou seja, temos operadores, líderes, supervisores, gerentes e diretores, estes são os cargos mais comuns nas empresas e forma sua estrutura hierárquica.
Cada uma destes cargos possuem funções diferentes, usualmente um cargo executa várias funções diferentes e até mesmo cargos diferentes podem executar as mesmas funções, por exemplo podemos ter operadores e supervisores executando a função de auditor da qualidade. Podemos agrupar as funções em 4 tipos: Operação, Supervisão, Gerenciamento e Direção, e em 2 categorias: Operacional e Gerencial.
Independente da estrutura hierárquica da empresa suas funções nunca se alteram, ou seja, precisamos sempre de alguem que execute as funções de vendas, compras, montagem, inspeção, manutenção, etc…
Já a estrutura de cargos podem e devem mudar se adequando as exigências dos clientes, as necessidades da organização e o desenvolvimento da empresa, tornando-se mais verticais ou horizontais.

Qual o tipo de trabalho em cada função?
Anomalias são eventos que fogem da normalidade.
Durante o dia-a-dia convivemos com várias anomalias, algumas muito graves e outras nem tanto, são quebras de máquinas parando a produção, produção fora da especificação, pedidos de compra em atraso, etc…
Toda a energia gasta para resolver as anomalias não agrega valor para o produto, ou seja, o cliente não paga pelas anomalias que a organização tem que resolver, ou seja, uma a produtividade está na contra-mão das anomalias.
As anomalias devem ser resolvidas pelas funções operação, supervisão e gerência e as resoluções devem sempre focar a padronização.
” Gerenciar é atingir metas.”
Essa deve ser uma das mais famosas frases da qualidade e logo sem metas não há nenhuma forma de gerenciamento. As metas de melhorias só podem ser atingidas a partir de uma revisão nos padrões atuais ou na criação de novos padrões e as metas padrões serão atingidas se todos os padrões existentes forem executados.
“A padronização é o CERNE do gerenciamento.”
A existência de muitas anomalias leva toda a organização a gastar muito tempo com tarefas indesejadas como manutenção corretiva, retrabalho, hora extras, etc , ou seja, todo o tempo gasto é no fim das contas desperdício, desta forma não há nada mais importante que ELIMINAR AS ANOMALIAS.
Quanto mais bem treinado está o operador de um setor mais o líder pode se dedicar a outras funções e somente assessorar os operadores. Com as evoluções tecnológicas somente a educação salvará os empregos no futuro, uma pessoa com apenas segundo grau provavelmente não conseguirá desempenhar as funções mais básicas em uma empresa. Quanto maior o conhecimento de um líder em sua área de atuação maiores são a possibilidade de METAS surpreendentes serem atingidas, com a automação as máquinas estão executando todo o trabalho pesado, cabendo cada vez mais aos seres humanos as tarefas gerenciais, onde o conhecimento faz toda a diferença. O conhecimento técnico se refere ao conhecimento que uma pessoa tem na realização de terminada tarefa. O conhecimento gerencial se refere ao conhecimento capaz de levar uma equipe a atingir metas.

Vamos continuar falando de rotina em outras postagens. Aguarde...

Fonte:  Gerenciamento da rotina do dia a dia, Vicente Falconi Campos, INDG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário