Problemas no processo? entenda como identificar

“Sua META é ser o melhor naquilo que você faz. Não existem alternativas”. Vicente Falconi.

A história das organizações está intimamente relacionada com as transformações que ocorrem com a história da sociedade humana. A busca pelo crescimento econômico tem data cronológica bem anterior à própria Revolução Industrial e, desde aquela época se associava crescimento da produção a determinadas decisões futuras. A sobrevivência das organizações vai além da busca por novos clientes, estando relacionada com uma série de fatores que determinarão o sucesso ou o seu fracasso. Citam-se como principais fatores:  Satisfação total dos clientes;  Gerência participativa;  Desenvolvimento humano;  Constância de propósitos;  Melhoria contínua;  Gestão de processo;  Gestão de informação e comunicação;  Garantia da qualidade;  Busca da excelência; Melhorar os processos da organização é fator crítico para o sucesso institucional de qualquer organização, seja pública ou privada, desde que realizada de forma sistematizada e que seja entendida por todos na organização.

IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS
     Problema é uma situação indesejável e geralmente inesperada que pode ocorrer tanto com pessoas como em processos, criando barreiras para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. Para análise dos processos organizacionais devemos identificar e delimitar eficazmente os problemas.
A identificação dos problemas nos processos não é sempre imediata. O que se observa constantemente é que alguns procedimentos utilizados pela organização há tempos (mesmo causando defeitos e desperdícios), fazem parte de seu dia a dia e não são identificados ou considerados pela organização que costuma dizer: “sempre foi assim”, “o cliente nunca reclamou”, “todos fazem desta maneira”. Isso dificulta a identificação dos problemas que ocorrem, camuflando os defeitos e desperdícios.

BARREIRAS À IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS
     Podemos citar entre as barreiras existentes na identificação de problemas, o senso comum e a postura ideológica.



QUESTIONAMENTOS FUNDAMENTAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS
     Os questionamentos para identificação de problemas são uma técnica simples e de grande eficácia na busca e identificação de problemas e causas. Estes questionamentos podem ser sistematizados através das técnicas dos 5W2H e 5 Porquês.

SEQUÊNCIA PARA IDENTIFICAR, ANALISAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS
     Esta sequência pode assumir etapas e detalhamento distintos, o que dependerá da organização analisada. Apresentaremos 11 etapas como exemplo:

  1. Identificação do processo a ser trabalhado
  2. Mapeamento do processo
  3. Avaliação do posicionamento do processo
  4. Identificação de problemas
  5. Seleção do problema prioritário
  6. Identificação de causas
  7. Seleção da causa mais provável
  8. Busca de soluções
  9. Plano de ação para implantação da solução
  10. Implantação e avaliação
  11. Ações alternativas para otimização do processo

     Para a identificação do processo a ser trabalhado devemos ter como base os processos que apresentam baixo desempenho e pontos críticos. O “mapeamento do processo” e a “avaliação do posicionamento do processo deverão ser realizados através de ferramentas como: Lista de Verificação, Histograma, Gráficos de Controle, Diagrama de Pareto, Matriz de Prioridade, entre outras.
A “identificação de causas” e a “seleção da causa mais provável” deverão ser analisadas através de ferramentas como: Brainstorming,  Diagrama de Causa e Efeito, Análise de Dispersão, FMEA, entre outras.
Para a busca de soluções, e a construção de um plano de ação para implantação da solução, assim como as alternativas para otimização do processo, será utilizado o ciclo PDCA como suporte da Confiabilidade do Processo e nos Programas de Qualidade e Ações Estratégicas, Estruturais e Comportamentais.
Através da utilização eficaz de algumas das ferramentas apresentadas podemos identificar e delimitar o problema, o que proporcionará a correção das falhas que os processos possam apresentar, e consequentemente, sua manutenção.

Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário